sexta-feira, 9 de julho de 2010

For My Parents

day 3

para Leonora Cordellini

Orgulho e gratidão acho que são os sentimentos mais próprios quando se trata de você. Sem o papai, você sempre tentou dar o melhor de tudo pra gente. Nunca deixou faltar nada. Se matava de trabalhar só pra gente não ficar sem as coisas. Saia às seis da manhã daqui de casa, ia lá pro Jaguaré, na empresa. Engolia sapo do chefe, dos colegas meio insuportáveis, saia cansada, chegava tarde - dez, de vez em quando onze da noite - tudo por mim e pela Rafaela. Eu paro pra pensar nisso e me chateio um pouco, sabe, por às vezes parecer que eu não dou valor pra todo esse seu esforço pra criar a gente da melhor forma possível. Mas eu quero - quero não, eu PRECISO - que você saiba que eu dou o maior valor pra tudo isso. Eu te acho o máximo, uma mãezona. Você nunca deixou faltar nada pra gente, tanto material quanto sentimentalmente falando. Você tem sido pai e mãe todos esses anos, tem se esforçado ao máximo, eu sei, pra tudo dar certo. É meio perfeccionista, mas não conseguiu passar isso pra gente. Aliás, desculpa por isso, porque eu sei que você fica louca quando eu deixo tudo muito fora do lugar. Mas é da minha natureza, prometo que vou arrumar mais as minhas coisas.
Acho que eu nunca consegui realmente expressar o quanto eu te amo, o quanto você é importante na minha vida. Você é a peça chave de tudo isso. Você me ensinou o que é certo e o que é errado, sempre tentou me alertar sobre as coisas, pra eu aprender sem precisar passar por situações desagradáveis - apesar de não ter dado muito certo em algumas delas, mas você tentou, eu que não dei ouvidos a você. Sabe, de vez em quando a gente briga, a gente grita uma com a outra. Eu falo que preferia que você tivesse ido no lugar do meu pai, e arrumo mil e uma coisas pra jogar na sua cara, assim como você faz comigo de vez em quando, só que olha só, é tudinho da boca pra fora, tá? Eu não queria que você tivesse ido no lugar dele, jamais, eu preferia ter os dois aqui. E todas as coisas que eu falo pra você, arurmo pra esfregar na sua cara, ignora, por favor. Eu não 'to nem ai pra isso, de verdade. E daí que você já errou? E daí que você também fala sem pensar? Caramba, ninguém é perfeito, e eu não tenho o direito de fazer esse tipo de coisa. Principalmente com você, que sempre deu a cara a bater por mim, em todas as situações, e que me defende com unhas e dentes das pessoas que querem me prejudicar.
Olha só, eu nunca pensei em escrever um texto assim do nada pra você. Acho que isso nem saiu tão bom quanto eu queria que tivesse, mas eu juro por tudo que é mais sagrado que cada palavra vem daqui de dentro, com todo o amor e carinho que você cultivou nesses dezessete anos, tá? E que você saiba que eu 'to aqui sempre, quando você tiver chateada ou feliz, doente ou saudável, quando você quiser ir antes do sol nascer pro botânico, quando você quiser ver casas pra colocar defeito na arquitetura moderna, mesmo sendo engenheira química. E que não há nada que me dê mais orgulho do que ser sua filha. Do que poder olhar entre todas as pessoas do mundo e dizer que você é parte da minha vida. E que eu sou parte de você. Sou eternamente grata por tudo que você tem feito por mim. Eu te amo muito mãezinha.

para Joel Emídio da Silva

Sei bem que você não vai poder ler isso, e eu também não vou me prolongar muito, porque sei que mais pra frente vai ser inevitável escrever um texto somente seu. Mas só quero deixar claro que, esteja onde estiver, você é minha razão de viver. Você é o motivo de eu fazer tudo o que eu faço, você é o motivo pelo qual eu tento ser alguém melhor a cada dia, alguém pra você poder se orgulhar. Olha, eu não acredito muito nisso, sinceramente, mas eu espero de verdade que um dia eu possa te encontrar só pra dizer que você é a melhor pessoa desse mundo, mesmo não estando mais nele em corpo, porque em coração e alma você sempre vai estar. Principalmente no meu coração. E dizer que você fez bem pra todas as pessoas que te conheceram, e que conviveram com você. E que todo mundo aqui sente muito a sua falta, mas acredita que você tá num lugar muito melhor do que esse, e que você se foi porque já tinha cumprido o seu papel aqui com a gente. EU só lamento não ter podido desfrutar da sua compania por mais uns anos. Mas as fotos, fitas, presentes e lembranças ainda estão vivas aqui, tá, e eu nunca vou me esquecer de você. Aliás, eu nunca me esqueço de você. Eu penso em você todos os dias, quando eu acordo, e todos as noites antes de dormir. E eu espero 'tar sendo uma pessoa da qual você possa se orgulhar, porque eu realmente me orgulho de você, Pai.